Volta Redonda (RJ) inaugura Praça CEU nesta terça-feira (18)

 
 
18.12.2018 - 10:04  
 
 
A cidade de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, ganha oficialmente, nesta terça-feira (18), um Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), que reúne, em um só espaço, atividades culturais, esportivas, de lazer, de assistência social e de capacitação profissional. Localizado no Bairro Jardim Vila Rica-Tiradentes, o CEU de Volta Redonda é o 184º a ser inaugurado no Brasil e o sétimo no estado do Rio de Janeiro, onde estão previstas 22 unidades. O investimento do governo federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), foi de R$ 2,71 milhões. 
 
O CEU de Volta Redonda ocupa área de 700 metros quadrados e conta com edificação multiuso com cinco pavimentos: praça coberta; pista de skate; equipamentos de ginástica; salas de aula; salas de oficina; telecentro; sala de reunião, biblioteca; cineteatro/auditório com 48 lugares e uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). 
 
Algumas atividades já estavam em execução dentro da praça mesmo antes da inauguração oficial, como oficinas de corte de cabelo, de design de sobrancelhas, de percussão com material reciclável e de artes cênicas e aulas de alongamento e de danças rítmicas. Todas as atividades ocorrem em parceria entre as secretarias municipais de Cultura, de Ação Comunitária e de Esporte e Lazer, além de autarquias municipais, como a Fundação Beatriz Gama. A expectativa da prefeitura é que os cursos, a princípio, reúnam cerca de 250 alunos. Em 2019, a estimativa é atender diretamente 2 mil pessoas. 
 
Cerimônia de inauguração
 
Na cerimônia nesta terça-feira serão realizadas duas apresentações de dança: uma da ONG "Arte de Todo Lugar", que trabalha com crianças, jovens e adultos portadores de necessidades especiais, e outra dos alunos de dança do Ginásio do Bairro Vila Rica, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Haverá também apresentação da Banda Municipal de Volta Redonda. 
 
CEUs
 
As Praças CEUs funcionam por meio de gestão compartilhada, formada por um conselho de pessoas da sociedade civil organizada, de órgãos públicos e da sociedade civil que organizam e administram o funcionamento do centro, bem como as atividades que ocorrem no local, que são discutidas e demandas pela comunidade. 
 
A proposta das Praças CEUs é integrar, em um mesmo espaço, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, a fim de promover a cidadania em territórios de vulnerabilidade social nas cidades brasileiras
 
Serviço 
CEU de Volta Redonda 
Endereço: Rua Dezesseis - Jardim Vila Rica – Tiradentes 
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura