Projeto leva cinema ambiental a crianças e jovens

 
 
17.12.2018 - 15:31  
Alunos de escola pública de Osasco participam de oficina de animação (Foto: Divulgação)
 
 
Em 2018, a 2ª edição da Mostra Itinerante de Cinema Ambiental (MICA) realizou, em Osasco (SP) e Simões Filho (BA), 25 sessões de filmes, com 2,1 mil espectadores, e 13 oficinas de animação, com cerca de mil participantes. As atividades foram realizadas com apoio da Lei Rouanet e envolveram cerca de 20 profissionais, entre atores, músicos e arte-educadores, nos meses de junho e agosto deste ano.
 
Foram realizadas na mostra quatro sessões de filmes e quatro oficinas de animação por dia, com crianças e jovens de 5 a 13 anos, alunos de escolas públicas nas duas cidades. Em Simões Filho, houve uma sessão extra no centro da cidade com apresentação musical, de teatro e tradução em libras dos filmes que foram passados para o público que circulava pela praça. 
 
"Selecionamos curtas [metragens] porque têm menos janelas de exibição. Mesclamos diferentes formatos: animação, documentário e ficção, para criar repertório nas crianças. Em Simões Filho, atendemos seis escolas afastadas do centro. Até as famílias se envolveram. Os pais que iam buscar os filhos chegavam e acabavam participando", conta o produtor, que atua há 10 anos com atividades culturais.  
 
Segundo Lemberger, a Rouanet foi fundamental para a realização do evento em 2018. "A Lei nos dá a possibilidade de desenvolver este projeto em muitos lugares fora de São Paulo e movimentar a economia local ao contratar profissionais dos lugares envolvidos. Na Bahia, contratamos pelo menos umas 50 pessoas", conta o produtor.
 
O produtor cultural conta que pretende dar continuidade ao projeto nos próximos anos, apesar da dificuldade em captar recursos. Este ano, por exemplo, foi possível arrecadar com patrocinadores R$ 100 mil pela Rouanet, pouco mais de 1/3 do autorizado pelo Ministério da Cultura (MinC). Com isso, o projeto acabou passando de três para duas cidades.
 
Realizada com o apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC) do estado de São Paulo, a primeira edição da MICA foi realizada em 2015 em quatro cidades paulistas: Olímpia, Potirendaba, Gaupiaçú e Cedral.
 
Saiba mais sobre a Mostra Itinerante de Cinema Ambiental (MICA):
 
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura