Agenda

Teia Cultural 2010

As batidas do hip hop marcarão presença no Teia Brasil 2010 - Tambores Digitais. O primeiro edital do Prêmio Hip Hop será um dos focos das ações desenvolvidas pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC) durante o evento que acontece em Fortaleza de 25 a 31 de março.

A SID/MinC montará um estande no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, local do evento, para divulgar o concurso, e realizará oficina de capacitação, nos dias 26 e 27, das 9h às 12h, no Cine 1 Unibanco Dragão do Mar, para os integrantes dos Pontos de Cultura do Hip Hop que tiverem interesse em participar da premiação.

Nesta edição, o Prêmio Hip Hop homenageará o rapper Preto Ghóez e selecionará em cinco categorias diferentes, ações e experiências de fortalecimento deste segmento musical em todo o Brasil. Contemplará 135 ações com um total de investimentos de R$ 1,7 milhão. O edital é fruto da parceria entre a SID/MinC, com a Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura (SCC/MinC), o Instituto Empreender e a Ação Educativa.



Vidas Paralelas
Pela primeira vez, o projeto Vidas Paralelas que atua nas áreas de saúde e cultura do trabalhador brasileiro, já implantado em 18 estados brasileiros, beneficiando 420 trabalhadores em todo o país, participará da Teia 2010. Durante todo o evento, uma exposição fotográfica digital itinerante mostrará o cotiano do trabalho de 24 categorias profissionais de trabalhadores formais e informais.

As fotos da exposição foram produzidas pelos próprios trabalhadores que, depois de participarem das Oficinas de Formação do Olhar, onde os trabalhadores aprendem a utilizar ferramentas da cultura digital como câmeras fotográficas, filmadoras e celulares com câmeras, passam a registrar imagens do seu dia a dia no ambiente de trabalho.

O projeto é desenvolvido em parceria pelo Ministério da Cultura, por meio da SID/MinC, Ministério da Saúde, Universidade de Brasília e  Rede Escola Continental em Saúde do Trabalhador. No dia 28, das 9h às 12h, será realizada uma oficina sobre esse tema, no Mini Auditório.  Saiba mais sobre o Vidas Paralelas.

Rede Indígena
A SID/MinC reunirá ainda os contemplados com a ação dos Pontos de Cultura em comunidades indígenas e instituições indigenistas de todo o Brasil, no âmbito dos programas Cultura Viva e Mais Cultura, e das ações da própria Secretaria e do Museu do Índio (Funai), para discutir as interfaces das políticas públicas de cultura com a questão indígena atual. O objetivo do encontro, que acontecerá no dia 26, das 14h30 às 17hs, na Tenda Mostra Artística,  dentro das atividades do Teia das Ações, é a troca de experiências, a consolidação dos programas citados como políticas de estado, além do fortalecimento e da integração das redes de cultura indígena existentes em todo o país.

(Heli Espíndola-Comunicação/SID)