Agenda

Pavilhão das Culturas Brasileiras

Exposições, debates e lançamentos de livros integram a programação do 1º Seminário do Pavilhão das Culturas Brasileiras. O evento, organizado pela prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do Departamento do Patrimônio Histórico, acontece de hoje (4) até o próximo dia 6, no Parque Ibirapuera.  O Secretário da SID, Américo Córdula, participa da discussão pública do Projeto, que acontece amanhã, às 18h.

O Pavilhão, que ocupa o antigo Pavilhão Engenheiro Armando de Arruda Pereira no Parque Ibirapuera,  pretende legitimar, fortalecer e dar visibilidade as culturas do povo brasileiro e as coleções pertencentes à Prefeitura de São Paulo, como a resultante da Missão de Pesquisas Folclóricas empreendida em 1938  –  idealizada pelo então secretário de Cultura Mário de Andrade – e a reunida por Rossini Tavares de Lima na constituição do Museu do Folclore.

O Seminário visa ser um momento para a apresentação e discussão pública da proposta conceitual do Pavilhão das Culturas Brasileiras, além de contribuir para a difusão desta e de outras experiências de valorização das culturas do povo nos museus. O encontro propiciará mesas temáticas, visitas monitoradas à exposição e o lançamento do livro "Pavilhão das Culturas Brasileiras – Puras Misturas", organizado por Adélia Borges e Cristiana Barreto e outros lançamentos editoriais.

Confira a programação do evento.

Rachel Mortari (SID/MinC com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Paulo)